Páginas

terça-feira, 19 de junho de 2018

ITAPAJÉ: APESAR DAS CHUVAS ACIMA DA MÉDIA HISTÓRICA, MUNICÍPIO É INCLUÍDO EM DECRETO DE EMERGÊNCIA POR RISCO DE DESABASTECIMENTO


Treze dias após a conclusão oficial da quadra chuvosa no Ceará (fevereiro a maio), o governo do Estado já editou decreto que reconhece em 26 municípios a situação de emergência. Esse número deve aumentar no decorrer do segundo semestre. Publicado no último dia 15, no Diário Oficial do Estado (DOE), a medida tem por justificativa a irregularidade das chuvas e o risco de desabastecimento de água para consumo humano e animal. Treze dias após a conclusão oficial da quadra chuvosa no Ceará (fevereiro a maio), o governo do Estado já editou decreto que reconhece em 26 municípios a situação de emergência. Esse número deve aumentar no decorrer do segundo semestre. Publicado no último dia 15, no Diário Oficial do Estado (DOE), a medida tem por justificativa a irregularidade das chuvas e o risco de desabastecimento de água para consumo humano e animal.
Itapajé Apesar de ter sido beneficiado com uma quadra invernosa acima da média, Itapajé também está entre os municípios em situação de emergência causada pelo risco de desabastecimento. Neste ano choveu no município 1.054,1 milímetros, 22,4% acima da média histórica, que é de 861,5%. O açude Ipuzinho, principal reservatório utilizado para abastecimento da sede, está com 100% de seu volume acumulado, no entanto, nas regiões rurais, muitas comunidades continuam a depender do abastecimento através de carro-pipa, pois ainda enfrentam dificuldades no armazenamento de água da chuva e a rede de distribuição do SAAE não contempla toda a extensão territorial de Itapajé. Alheio a esta disparidade entre regiões geográficas dentro de um mesmo município, o Governo Federal suspendeu no final do mês de maio as rotas de abastecimento que operavam através da operação carro-pipa, coordenada pelo Exército e financiada com recursos do Ministério da Integração Nacional. A medida foi baseada apenas nos números absolutos de chuvas acima da média. Somente em Itapajé pelo menos vinte comunidades rurais estão sendo prejudicadas.
Com informações de Mardem Lopes
O CELULAR QUE VOCÊ PRECISA COM AS ESPECIFICAÇÕES NECESSÁRIAS PARA SEU TRABALHO DO DIA-A-DIA OU PARA ESTUDOS VOCÊ VAI ENCONTRAR NO SHOPPING DO CELULAR. EM ATÉ 10 VEZES NO CARTÃO OU NO CARNÊ. PRÉDIO DO ZÉ DA PENHA LOJA 13. GRANDE VARIEDADE EM ACESSÓRIOS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário