Páginas

quinta-feira, 10 de maio de 2018

ATUALIZADO: DETALHES DA OPERAÇÃO REALIZADA EM ESCOLA DE ITAPAJÉ ONDE FORAM APREENDIDOS COMPUTADORES E DOCUMENTOS


Uma investigação sigilosa realizada há cinco meses, por policiais civis da Delegacia Municipal de Itapajé, resultou na desarticulação de um esquema criminoso existente no seio da Secretaria de Educação do município. A operação realizada, nesta quarta-feira (9), resultou na apreensão de documentos e computadores de uma escola.
Conforme o delegado André Firmino, titular da municipal e presidente do inquérito policial, um grupo de quatro servidores da secretaria era responsável por fraudar sistemas onde são armazenadas as notas dos alunos da Escola Municipal Padre Manoel de Lima. Os alunos, mesmo com rendimento abaixo da média, eram aprovados e tinham notas altas computadas no sistema.
De acordo com as investigações, as notas eram alteradas para constar como positivas no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), pertencente ao Governo do Estado. O SPAECE monitora o desenvolvimento dos alunos das escolas públicas do Estado. Os falsos dados também eram inseridos no cadastro do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Governo Federal. Ainda segundo André Firmino, com as notas fraudadas, o município conseguia arrecadar mais recursos dos governos Estadual e Federal. “Eles maquiavam os dados dos alunos, para conseguir mais recursos públicos. Temos informações de estudantes que sequer fizeram provas e, mesmo assim, foram aprovados”, disse Firmino.
O grupo é investigado pelos crimes de associação criminosa, inserção de dados falsos em sistema de dados da administração pública, prevaricação, condescendência criminosa e exercício funcional ilegalmente antecipado ou prolongado. Com a busca e apreensão de documentos que comprovam a prática ilícita, outros envolvidos podem ser identificados e indiciados.
Fonte: Policia Civil de Itapajé

Nenhum comentário:

Postar um comentário