Páginas

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

ITAPAJÉ: PREFEITURA SOLICITA ABERTURA DE CRÉDITO AO ORÇAMENTO PARA DAR CONTRAPARTIDA EM PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE “ARENINHA”

No dia 23 de março deste ano o Governo do Estado do Ceará anunciou por meio de seu site oficial, que construiria centros de Esporte para Futebol, as chamadas “areninhas”, em 31 municípios. Dentre as cidades contempladas está Itapajé, incluída na lista através de adesão feita pela administração municipal. O custo de construção do equipamento sócio-esportivo deve ser de aproximadamente R$ 2 milhões. Deste montante o Estado entra com 80% e os municípios com os demais 20%.
 Na sessão legislativa da última quarta-feira, dia 09, foi lida em plenário Mensagem de Lei nº 20/2017, de autoria do Executivo Municipal, em que através de Projeto de Lei o prefeito Dimas Cruz solicita dos vereadores autorização para abertura de crédito adicional ao orçamento vigente com objetivo de destinar a quantia de R$ 400 mil como forma de contrapartida ao projeto de construção da “areninha” de Itapajé. O Projeto de Lei deve ser analisado na comissão de Orçamento e Finanças daquela Casa e em seguida o parecer deve ser votado em plenário. A tramitação deve ocorrer nas próximas sessões.
Os critérios necessários para adesão dos municípios contemplados foram estabelecidos de acordo com nota técnica do IPECE, levando-se em consideração o quantitativo populacional de jovens entre 15 e 29 anos residentes na zona urbana. O aporte financeiro que cabe ao Governo do Estado será custeado com recursos do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III). Os centros de Esporte para Futebol serão licitados e construídos pela Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, com acompanhamento do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado do Ceará.
 “Areninhas”
Promover e estimular uma nova dinâmica social e a integração familiar nos municípios, a partir do esporte e do lazer, são alguns dos objetivos do projeto dos Centros de Esporte para Futebol – “Areninhas”, que o governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento (STDS), pretende construir em parceria com as prefeituras de 31 municípios cearenses.
 Outros municípios contemplados foram Acaraú, Aquiraz, Aracati, Barbalha, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Eusébio, Horizonte, Icó, Iguatu, Itaitinga, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Quixadá, Quixeramobim, Russas, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá e Tianguá.
 As “areninhas” seguirão o modelo das implantadas em Fortaleza, contemplando espaços públicos urbanizados com gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação. Para tanto, os terrenos, que deverão ser cedidos pelas prefeituras, terão área média de 95 m x 73 m e os campos esportivos de 85 m x 60 m, de preferência em área de várzea, mas na sede do município.Especificidades das “areninhas” –
Área média: 95m x 73m
Campos esportivos: 85m x 60m
Composição: Espaços públicos urbanizados com gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação.
 Mardem Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário