Páginas

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

ITAPAJÉ: NOVA REGRA DO CREDIAMIGO IMPÕE QUE TODOS OS MEMBROS DE UM GRUPO SEJAM DE UMA MESMA ÁREA GEOGRÁFICA

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) anunciou mudanças na concessão e acesso aos microcréditos CrediAmigo e AgroAmigo. A partir deste ano uma única pessoa não poderá mais ser beneficiada com as duas linhas de financiamento. Antes um pequeno produtor rural que apresentasse a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) poderia ter acesso ao microcrédito rural e ainda estava livre para compor grupos de acesso ao CrediAmigo enquadrando-se nas categorias de microempresário, microempreendedor individual, empresário individual, autônomo ou sociedade empresária. A partir de agora os clientes do banco que participavam das duas linhas de financiamento terão que optar por uma. Apesar disso, o gerente da agência do BNB em Itapajé, Aires Pinheiro informou que não há impedimento para que duas pessoas da mesma família sejam beneficiadas com créditos distintos.

Outra mudança importante no CrediAmigo para 2017 é a exigência de que todos os membros do grupo que contrata o financiamento sejam de uma mesma área geográfica. De acordo com Aires Pinheiro, a mudança foi imposta pela superintendência da instituição para que todos os participantes de um grupo sejam atendidos por um mesmo consultor. Antes um grupo poderia ser formado por pessoas de diversas regiões da mesma cidade, mas como os consultores têm sua atuação distribuída em microáreas, a nova regra passa a vigorar.
A nova norma deve dissolver muitos grupos que há anos fazem a contratação do CrediAmigo, uma vez que a linha de financiamento baseia-se na concessão do Crédito Solidário, ou seja, todos os participantes se comprometem a assumir as dívidas dos membros que por desventura deixam de honrar com seus pagamentos. Por ser fundamentada no princípio da confiança mútua, muitos pequenos empreendedores têm receio de formar novos grupos e ver aumentar a inadimplência de seus membros. 
*Mardem Lopes


OS MELHORES PREÇOS EM PRODUTOS DE LIMPEZA PARA CASA, CARRO PISCINA E LAVA-JATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário