Páginas

terça-feira, 17 de setembro de 2013

ITAPAJÉ: TETO DE ESCOLA PODE DESABAR A QUALQUER MOMENTO

O prédio da escola João Martins Teixeira, no bairro Barateiro, nem mesmo foi inaugurado e sua estrutura já põe em risco a integridade física das crianças que ali estudam. A empresa responsável pela construção do imóvel utilizou material de baixa qualidade na construção da estrutura de sustentação do telhado do pátio. A linha de sustentação dos caibros está quebrada e é escorada por pedaço de madeira. A ‘gambiarra’ não garante a segurança do local e a qualquer momento um acidente grave pode acontecer.

Entenda o caso

Em entrevista ao departamento de jornalismo da rádio Atitude FM, veiculada no Jornal Integração de 12 de setembro, a Secretária de Educação do município, Célia Bernardo informou que tem conhecimento do problema e já entrou em contato com a empresa responsável pela construção do imóvel para que faça os reparos necessários, mas até agora o pedido não foi atendido pela empreiteira. De acordo com a gestora, o prédio ainda não foi oficialmente repassado aos cuidados da Prefeitura, o que impede uma intervenção estrutural da administração municipal a fim de solucionar o problema. Apesar disso, cerca de 450 estudantes da rede pública municipal já freqüentam o lugar desde o ano passado. A obra, financiada com recursos do Governo do Estado, começou a ser construída há cerca de doze anos e ficou muito tempo parada. Em 2011 a construção foi retomada.

Procurado pelo departamento de jornalismo da emissora, o professor Wesley Cavalcante Melo coordenador da 2ª CREDE (Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação), órgão ligado à Secretaria Estadual de Educação do Estado, afirmou que tomou conhecimento do caso há pouco tempo e ficou surpreso com o fato do imóvel já estar sendo utilizado sem que tenha sido inaugurado. De acordo com ele, o Departamento de Arquitetura e Engenharia – DAE, setor da administração pública que acompanha e fiscaliza todas as obras realizadas com recursos do estado, ainda não ‘entregou’ o equipamento à Secretaria de Educação do Ceará para posterior cessão ao município. Professor Wesley afirmou que irá averiguar junto ao DAE qual a situação da obra para que sejam tomadas providências. Ressaltou, entretanto, que o imóvel está temporariamente impossibilitado de receber obras de melhoramento até que o DAE realize a última fiscalização (medição) e emita laudo de conclusão da obra. 

Mardem Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário