Páginas

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

ITAPAJÉ: IBAMA É ACIONADO PARA EVITAR QUEIMADAS PRÓXIMO À RESERVA MÃE-DA-LUA

Parece que este ano (2016) vai ter mais queimadas do que nos anos passados, pois muita gente prepara plantios, na expectativa que o próximo inverno será bom. Por enquanto, há quatro brocas nas imediações da RPPN Mãe-da-Lua: duas diretamente ao lado da Reserva, e outras duas um pouco mais distantes. Por conta da direção do vento (veja Figura 1), há um risco sério de que estas queimadas causem fogos florestais na Reserva. O terreno dos Bentos, onde as quatro brocas estão situadas, é uma herança antiga que nunca foi repartida. Hoje, existem 80 casas lá, quase todas da família Bento. Contudo, o terreno não tem mais proprietário(s) legítimo(s) nem documentação. Vale ressaltar que muitos moradores não gostam da nossa RPPN.
Preocupado com a situação, entrei agora em contato com o IBAMA. A sugestão da Associação Mãe-da-Lua é interditar queimadas que são situadas perto da Reserva, se não houver proprietário(s) legítimo(s) da área.
Ao longo prazo, a adoção de técnicas de agricultura sustentável (sem queimadas!), combinado com regularização fundiária no terreno dos Bentos, seria a melhor opção para todos.
Esta não é a primeira vez que temos este tipo de problema. Em 2013, por exemplo, houve uma vistoria do PREVFOGO do IBAMA no terreno dos Bentos, também por conta de queimadas. Uma semana depois da vistoria, houve um incêndio criminoso na RPPN. Coincidência? Vamos ver o que vai acontecer este ano. 

Por Hermann Redies
POUSADA EM ITAPAJÉ - CONFORTO, QUALIDADE E SEGURANÇA PARA VOCÊ E SEU VEÍCULO COM ESTACIONAMENTO. TEMOS CAFÉ DA MANHÃ - LIGUE E FAÇA A SUA RESERVA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário