Páginas

sexta-feira, 22 de julho de 2016

MURIÇOCA TAMBÉM PODE TRANSMITIR O VÍRUS DA ZIKA, CONFIRMA FIOCRUZ

O mosquito popularmente chamado de “muriçoca” e pernilongo, de nome científico Culex quinquefasciatus, também pode transmitir o vírus da zika, segundo a BBC Brasil. A descoberta foi divulgada nesta quinta-feira, 21, pela Fiocruz no Rio de Janeiro, como resultado de experimentos em Pernambuco, em região metropolitana de Recife, local em que o número do mosquito Culex é 20 vezes maior do que o Aedes aegypti. De acordo com a Fundação, o Aedes aegypti não é o único transmissor, já que o vírus foi encontrado em pernilongos. Como ainda está em andamento o processo de averiguação para saber qual o papel do pernilongo na epidemia brasileira, a política de controle de combate à doença permanece focada no mosquito Aedes aegypti.

"Já sabemos que ele transmite. O que ainda não sabemos é a capacidade dele como vetor", disse a pesquisadora da Fiocruz Pernambuco Constância Ayres durante a coletiva de imprensa.

Pesquisa

Foram examinados aproximadamente 500 mosquitos com o objetivo de comparar a transmissão de vírus de diferentes famílias de insetos. Os primeiros testes foram feitos com os micro-organismos do Zika, como prioridade diante do quadro epidêmico do país. A coleta dos mosquitos foi baseada em regiões com relatos do zika nas cidades de Recife e Arcoverde. Os dados foram fornecidos pela Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, SES-PE. A Fiocruz informou que não foram detectados indícios do vírus em mosquitos Culex no Rio de Janeiro.

Redação O POVO Online

DR. CID LIRA BRAGA ADVOGADO EM ITAPAJÉ SUA CAUSA VERDADEIRAMENTE EM BOAS MÃOS

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário