Páginas

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

ITAPAJÉ: AÇÕES DO MP CONTRA CIRO BRAGA TENTAM GARANTIR DIREITOS DOS APROVADOS NO CONCURSO PÚBLICO

Em entrevista ao departamento de jornalismo da rádio Atitude FM, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itapajé – SISPUMI, Francisco Cid Lira Braga, esclareceu sobre os motivos que levaram o Ministério Público, representado na Comarca pelos promotores Rodrigo Manso Damasceno e Wander de Almeida Timbó, a impetrar na Justiça com duas ações contra o prefeito Ciro Braga.

A primeira ação, de improbidade administrativa, refere-se à conduta do gestor municipal, que agiu contrário aos princípios da administração pública ao não cumprir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público. De acorod com o TAC Ciro Braga se comprometia a quebrar contratos com os servidores contratados por tempo determinado e convocar os candidatos aprovados no concurso público de 2013 a assumirem seus postos na administração pública. Muito embora convocações venham sendo feitas, acontecem “à conta gotas” e servidores contratados por tempo determinado continuam ocupando vagas que seriam de direito dos concursados que ainda estão à espera da boa vontade da gestão “Juntos Fazemos Mais”. A consequência dessa ação de improbidade administrativa poderá ser a perda dos direitos políticos do gestor e ainda a perda do cargo. O sindicalista admitiu, no entanto, que o julgamento da ação ainda poderá demorar.

A segunda ação, civil pública, tem como objetivo assegurar o direito líquido e certo dos aprovados no concurso público de assumirem suas funções em detrimento do favorecimento de servidores contratados temporariamente. Cid admitiu que há em toda gestão pública a necessidade de contratações temporárias, desde que de excepcional interesse público, e no caso de Itapajé, depois que todos os aprovados no concurso público tenham sido chamados. A ação civil pública busca convencer o Poder Judiciário a intervir de modo a obrigar a gestão municipal a convocar os aprovados no concurso de 2013 a assumir vagas hoje ocupadas por servidores temporários.

Mardem Lopes
 

MUNDO DAS UTILIDADES, SÓ AQUI VOCÊ COMPRA QUALQUER PEÇA DE MERCADORIA POR APENAS R$ 2,25

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário