Páginas

quarta-feira, 1 de julho de 2015

EM 2015: ITAPAJÉ TEM DOIS CASOS CONFIRMADOS DE LEISHMANIOSE VISCERAL OU CALAZAR

Uma equipe dos Agentes de Endemias de Itapajé realizou na parte mais alta do Bairro Paulo Vieira (Piçarra) uma borrifação para combater o mosquito hematófagos (que se alimentam de sangue) conhecido como flebótomos ou flebotomíneos que transmite a leishmaniose visceral, ou calazar. As fontes de infecção das leishmanioses são, principalmente, os animais silvestres e o cão doméstico. O município de Itapajé conta em 2015 com dois casos confirmados da doença, um no bairro Piçarra e outro na localidade Três Olhos D`agua. Os casos estão sendo tratados em Fortaleza e acompanhados pela Secretaria municipal de saúde.

Leishmaniose visceral, ou calazar, é uma doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis) que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania chagasi.
Sintomas
Os principais sintomas da leishmaniose visceral são febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos.
Diagnóstico
O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações que podem pôr em risco a vida do paciente. Além dos sinais clínicos, existem exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico. 
CADA VEIS MAIS FÁCIL DE COMPRAR, CADA VEZ MAIS FÁCIL DE PAGAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário