Páginas

terça-feira, 5 de maio de 2015

ITAPAJÉ: BANDIDOS TENTAM INVADIR CADEIA E PRESOS DO SEMIABERTO DEIXAM DE PERNOITAR NAQUELA UNIDADE

Em entrevista ao departamento de jornalismo da rádio Atitude FM, o diretor da cadeia pública de Itapajé, agente penitenciário Francisco Silva, informou que há vários dias os detentos dos regimes aberto e semiaberto foram orientados a não retornar à unidade prisional para pernoitar. A recomendação foi dada pelo próprio diretor do cárcere mediante consulta ao juiz da 1º vara (execuções penais) da comarca. O motivo seria a vulnerabilidade à qual fica exposta a cadeia pública durante a entrada e saída dos presos em progressão de regime. De acordo com Francisco Silva, há cerca de três semanas dois indivíduos armados tentaram invadir a unidade de privação de liberdade para executar um desafeto. A ação dos bandidos foi frustrada por um agente penitenciário plantonista, que conseguiu fechar os portões da unidade a tempo de impedir a entrada dos criminosos. Antes disso, ligações anônimas para a cadeia afirmavam que haveria execuções e resgate de presos. Ainda segundo o diretor da cadeia pública, a Polícia Militar teria deixado de fazer a guarda externa da unidade por falta de contingente, o que teria transformado o lugar em um alvo fácil.

Em resposta o comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Ricardo Moura, enfatizou que há muito tempo o sistema carcerário, de responsabilidade da Secretaria Estadual da Justiça, enfrenta sérios problemas, e que não é de responsabilidade da PM fazer a guarda de detentos. O oficial classificou a situação dos presídios de “esculhambação”, pois não são incomuns fugas e tráfico de drogas dentro das unidades. Apesar disso, afirmou que determinou aos seus comandados no município que retomem as guardas externas a fim de resguardar a unidade prisional. Ricardo Moura disse ainda que sempre que solicitados, seus subordinados devem prestar o auxílio necessário aos agentes penitenciários.

Logo após a veiculação das entrevistas no Jornal Integração de terça-feira, dia 05, o diretor da cadeia, Francisco Silva entrou em contato com o departamento de jornalismo da emissora para informar que a situação havia sido resolvida com o apoio da PM e os detentos em progressão de regime deveriam voltar a dormir na cadeia a partir desta terça-feira, sob pena de perderem os benefícios concedidos pela Justiça. Os detentos do regime aberto devem pernoitar na unidade prisional aos sábados, domingos e feriados. Já os detentos do regime semiaberto devem dormir na cadeia todas as noites.


Mardem Lopes

3 comentários:

  1. Anônimo5/05/2015

    Em resposta a essa ação de resgatee e execução de detendo o " MAJOR " mandou prender dois paredões de som .kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/05/2015

    É de lascar ...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/05/2015

    a nossa cidade tá um caus...
    quanto aos sons o major está de parabéns
    é pra apreender mesmo pq esse bando de desocupados ficam tirando o sossego da gente com zuada achando q não temos responsabilidades
    q Deus abençoe o trabalho do nosso major

    ResponderExcluir