Páginas

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

PRESERVAÇÃO: RESERVA EM ITAPAJÉ GARANTE A PROTEÇÃO DE ANIMAIS AMEAÇADOS DE ESTINÇÃO

A Serra das Vertentes é situada entre Itapajé (Serrote-do-meio) e Tejuçuoca, a poucos quilometros do Retiro de Tejuçuoca. Em 2006, a Associação Mãe-da-lua comprou uma parte da Serra das Vertentes e da planície adjacente, estabelecendo uma reserva ambiental (RPPN Mãe-da-lua, 764 hectares). Há muitos animais silvestres na reserva, como, por exemplo, macacos-pregos, veados e jacus.
A Associação Mãe-da-lua publicou agora um vídeo sobre a situação da reserva entre 2006 e 2014. O vídeo é principalmente sobre a preservação dos jacus, também chamados jacucacas. São aves grandes (75 cm de cumprimento, quase como piruas), que antigamente foram muito comuns na nossa região. A caça quase acabou com esta espécie, e hoje, o jacu é ameaçado de extinção. O vídeo mostra a vida destas aves na reserva, as medidas tomadas para sua proteção, e o aumento dos jacus durante os últimos anos, de 16 indivíduos em 2007 para 80 em 2014.





2 comentários:

  1. Anônimo2/11/2015

    Aqui na nossa serra são Pedro,Frade,Coité,Santana,e demais localidades onde há sítios e matas tem Jacu e os caçadores vem perseguindo essas aves, precisamos denunciar as autoridades sempre que os mesmos estiverem caçando essas aves.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4/07/2015

      e pq vcs não os denunciam, estas ideias não podem ficar em palavras mas sim em ações,

      Excluir