Páginas

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

ITAPAJÉ: FORTE CHUVA NÃO ELEVA NÍVEL DO IPUZINHO E ABASTECIMENTO AINDA É CRÍTICO

A forte chuva registrada no último dia 03 de fevereiro, no município de Itapajé, em nada contribuiu para elevar o nível do açude Ipuzinho. A informação foi dada pelo diretor do SAAE, Carlos Ribeiro, durante entrevista veiculada nesta segunda-feira, dia 09, na rádio Atitude FM. Segundo ele, a ‘tromba d’agua’ que caiu em aproximadamente cinquenta minutos contribuiu apenas para a retomada de vazão do ponto de captação do Messias Coelho, no bairro Padre Lima. A captação foi retomada durante menos de vinte e quatro horas à taxa de 40 m3/h, mas no dia seguinte tudo já estava novamente seco. Apesar do bom volume de água que caiu, o solo estava muito seco e o lençol freático em níveis críticos. Para tentar recompor as reservas subterrâneas de água a terra absorveu toda a água que havia se acumulado no dia anterior.

Como a precipitação chuvosa aconteceu à jusante da parede do açude, os níveis do Ipuzinho, atualmente em 5%, se mantiveram os mesmos. O ideal é que a chuva tivesse ocorrido a montante da barragem, ou seja, na região da serra de Soledade, onde correm os riachos que desembocam no reservatório.

Atualmente a captação no Ipuzinho é feita em aproximadamente 145m3/h. Ainda segundo Ribeiro, o sistema de adução, instalado provisoriamente pelo SAAE, já apresenta fadiga e é necessária a construção de uma adutora definitiva. Muito embora apresente 5% de sua capacidade de armazenamento, parte da água acumulada no reservatório compõe o chamado volume podre, porção de água, aproximadamente 50% do total, misturada à grande quantidade de matéria orgânica que não pode ser tratada pelo método convencional. Se a quadra invernosa não se intensificar logo o sistema de abastecimento da sede do município poderá entrar em colapso em quarenta dias.

Desperdício de água

Carlos Ribeiro sugeriu a interdição parcial das obras de saneamento básico que atualmente estão sendo realizadas no bairro Bela Vista. Ele acusa a empresa que está executando o projeto de romper sistematicamente a rede de distribuição de água durante as escavações das ruas, causando grande desperdício de água. Muito embora operários da empresa tentem fazer a reparação da rede, Ribeiro afirmou que eles não têm competência para tal serviço e é necessário, sempre que ocorrem tais incidentes, que servidores do SAAE se desloquem até o local para fazer a correta manutenção. Nesta segunda-feira, o diretor da autarquia municipal afirmou que esteve no canteiro de obras e exigiu a interrupção parcial dos trabalhos, deixando os operários livres apenas para tapar as valas existentes e recompor a pavimentação das ruas.



*Mardem Lopes

PUBLICIDADE


Nenhum comentário:

Postar um comentário