Páginas

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

ITAPAJÉ: CHUVAS SÃO RESPONSÁVEIS POR DISCRETA MELHORA NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

De acordo com informações da Funceme, a chuva acumulada em Itapajé no mês de fevereiro - até as 07:00 horas desta terça-feira, dia 24 - soma 84,8 milímetros. A média história para o segundo mês do ano é de 123,7 milímetros. Fevereiro apresenta ainda chuvas 31,4% abaixo da média. Nas últimas vinte e quatro horas choveu 8,5 milímetros na sede do município. Já na estação de medição do distrito de Santa Cruz foram registradas precipitações pluviométricas de 13,2 milímetros.

Em entrevista ao departamento de jornalismo da rádio Atitude FM, o diretor SAAE, Carlos Ribeiro, informou que as chuvas dos últimos dias foram responsáveis por uma discreta melhora no sistema de abastecimento de água. Ribeiro informou que muito embora o nível de água acumulada no açude Ipuzinho – atualmente em 4,85% - não tenha sofrido elevação, as chuvas estão conseguindo repor o volume aduzido diariamente. Além disso, o ponto de captação do Messias Coelho já contribui com aproximadamente 400 m3 de água diariamente. A água desse segundo ponto de adução está sendo retirada do subsolo. A barragem do Escorado também contribui com o abastecimento carreando água para o açude Ipuzinho, mas de acordo com o diretor da autarquia municipal houve o rompimento da tubulação que levava água do Escorado para a estação de tratamento de água (ETA). A água que chegava à ETA por gravidade agora precisa ser aduzida através de bombas de sucção elétricas e a logística torna a operação mais onerosa. Os canos da adutora do Escorado foram arrancados durante o processo de construção da CE-243 (ainda em andamento). Carlos Ribeiro informou que fez um boletim de ocorrência e o município cobrará judicialmente da construtora a restauração da encanação do Escorado.

Com o aumento do volume diário de água captado, o sistema de rodízio adotado pelo SAAE está sendo capaz de abastecer todos os pontos da sede do município. A exceção é o bairro Bela Vista, que sofre com os constantes rompimentos de canos da rede de distribuição. As obras de saneamento básico que estão sendo executadas naquele bairro estão trazendo grandes transtornos à população. As máquinas que cavam as valas para colocação da encanação do sistema de saneamento são responsáveis por romper frequentemente os canos de distribuição de água. Carlos Ribeiro informou que há atualmente oito pontos vazamento na rede da Bela Vista. Ele informou que convocou o engenheiro responsável pela obra para que juntos façam uma vistoria no local e disse que exigirá da empresa executora a contratação de uma empresa especializada para restaurar o sistema de distribuição de água daquele bairro.

Por fim Carlos Ribeiro justificou a adoção de sistema de racionamento de água na estação de tratamento do SAAE, localizada próximo ao cemitério municipal. Há muitos anos a autarquia disponibiliza gratuitamente água tratada para a população mais carente diretamente da ETA. Uma torneira fica à disposição das pessoas naquele local, mas nos últimos tempos vem se observando um abuso por parte de alguns. Pessoas pegam grandes quantidades de água para comercializar e outras utilizavam a água tratada para fins inadequados, como lavagem de veículos, lavagem de tambores de armazenamento de leite, etc. A partir de agora cada pessoa só poderá pegar sessenta litros de água a cada vez. O SAAE considera que essa é uma quantidade suficiente para uma família suprir as necessidades de consumo diário (beber e cozinhar).

*Mardem Lopes

A MELHOR ÁGUA MINERAL DE ITAPAJÉ, FONTE RICA EM SAIS MINERAIS E CERTIFICADA PELA ANVISA, FAÇA O SEU PEDIDO PELO 92105088 G & G DISTRIBUIDORA EM ITAPAJÉ, RUA DOCA PINTO NO BAIRRO SANTA RITA. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário