Páginas

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

IRAUÇUBA: SECRETARIA DE SAÚDE DIVULGA NOTA DE JUSTIFICATIVA PELA FALTA DE MEDICAMENTOS

Diante das constantes reclamações a cerca da falta de medicamentos Central da Assistência Farmacêutica do município de Irauçuba, vivenciada pela população durante quase todo o ano de 2014 e início de 2015, a Secretaria de Saúde daquele município divulgou nota de justificativa. Leia:

Nota explicativa

O Secretário de Saúde JÚNIOR FERREIRA, em nome do Prefeito Municipal de Irauçuba ZÉ MOTA, vem por meio desta, esclarecer sobre a falta de medicamentos que o Município de Irauçuba vem passando durante todo o ano de 2014 e início deste ano de 2015. Irauçuba, assim como a grande maioria dos municípios do Ceará, opta pela compra centralizada dos medicamentos, numa parceria com o Estado e com o Governo Federal, através da PPI (Programação Pactuada Integrada). Esta modalidade de compra nos garante o menor preço do mercado, e um poder de “barganha” maior com os fornecedores, devido ao grande volume de medicamentos que são comprados para quase todos os municípios. A compra centralizada é realizada através da Coordenadoria da Assistência Farmacêutica do Ceará (COASF), sendo a mesma responsável também pela distribuição dos mesmos aos Municípios participantes. Apesar de oferecer inúmeras vantagens, desde 2013 a PPI vem apresentando uma série de problemas, entre os quais os principais são: não cumprimento dos prazos de entrega aos municípios e o desabastecimento dos medicamentos, gerando assim a falta de medicamentos nos PSF. Em diversas notas técnicas o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS) vem dando justificativas para os citados problemas. As principais desculpas apontadas são: o não cumprimento dos prazos de entrega dos fornecedores; cancelamento dos pregões e processos de aquisição em andamento. O intuído desta nota é explicar à população irauçubense que, sendo Irauçuba um Município de pequeno porte, com poucos recursos financeiros, nossa melhor opção para aquisição de medicamentos ainda é a compra centralizada, ficando nós, desta forma, limitados na resolução destes problemas que são macro e não, microregionais, ou seja, só quem pode resolver o problema da falta de medicamentos nas Unidades de Saúde é o Estado quando regularizar a entrega dos medicamentos. Segundo o ultimo relatório enviado pela COASF nosso prognóstico não é dos melhores, e estamos com data marcada para receber ainda o 4º e último lote de medicamentos do ano de 2014 para somente no dia 13 de fevereiro de 2015. No entanto, já sabemos que o Estado não entregará 100% desse lote pelas mesmas desculpas já citadas o não cumprimento dos prazos de entrega dos fornecedores; cancelamento dos pregões e processos de aquisição em andamento, etc. Podendo citar desde já, alguns medicamentos que não serão atendidos no 4º lote da PPI ainda de 2014:

Antibióticos: Amoxicilina 500mg caps – Azitromicina 500mg compr. – Cefalexina 500mg compr. – Ciprofloxacino 500mg compr.
Diuréticos: Furosemida 40mg – Hidroclorotiazida 25mg
Antiglicêmiantes: glibenclamida 5mg –metformina 500mg

Isso na verdade é lamentável, mas é importante que o Governo Municipal através da Secretaria de Saúde comunique a população acerca da realidade dos fatos para que a mesma saiba de fato de quem é a responsabilidade da entrega de medicamentos para o Município, que inclusive entra com uma contra partida para a compra desses medicamentos, que inclusive está em dias com o pagamento, porém, o Estado não tem conseguido entregar em dias os nossos medicamentos para que possamos suprir as necessidades dos usuários. Infelizmente o Município fica de mãos atadas e à mercê de uma solução da Secretaria de Saúde do Estado, enquanto isso a população necessitada dos medicamentos ficam a culpar a Secretaria de Saúde do Município e ao Prefeito sem na verdade saber quem de fato é responsável pelo abastecimento dos medicamentos na CAF do Município. Que fique bem claro que todos os esforços do Município para a aquisição dos medicamentos em dia tem sido feito: sempre mandamos nossas demandas em dia; estamos em dia com a nossa contra partida; sempre que o Estado disponibiliza os medicamentos a Secretaria de Saúde disponibiliza em tempo hábil o transporte para pegar em Fortaleza; e imediatamente é distribuído para todos os PSF do Município. A lista completa encontra-se disponível na Central de Abastecimento Farmacêutico – CAF e nos colocamos sempre a disposição para esclarecimentos de quaisquer dúvidas que possam haver e quaisquer solicitações por parte da população.

Sem mais para o momento.
Atenciosamente,
LUIZ GONZAGA FERREIRA JÚNIOR

Secretario de Saúde
Fonte: Blog do Mardem Lopes
HOJE É DIA DE SABOREAR A MELHOR COMIDA JAPONESA DE ITAPAJÉ, VENHA NOS FAZER UMA VISITA.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário