Páginas

sábado, 17 de janeiro de 2015

PROGRAMA 'ÁGUA DOCE' RECEBE NOVOS RECURSOS E ITAPAJÉ DEVE SER CONTEMPLADO

O governo Federal já liberou R$ 24 milhões para incremento do programa "Água Doce" no Ceará, coordenado pela Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), do Governo do Estado, que tem como objetivo o acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis no Estado. Implantada em 2008, a ação atende prioritariamente às populações de baixa renda em comunidades difusas do Semiárido.

Conforme o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o programa vai implantar e recuperar 222 sistemas de dessalinização nas 48 cidades cearenses em situação mais crítica. Mais de 100 mil pessoas receberão água potável. A região é uma das mais prejudicadas em termos de águas subterrâneas. Cerca de 80% do seu território encontra-se sobre o embasamento cristalino, onde predominam solos rasos. Os poços localizados nessas zonas, em sua maioria, apresentam altas concentrações de sais, que podem colocar em risco a saúde humana.

Dessalinização

Segundo a coordenadora de Mobilização Social do projeto "Água Doce" no Ceará, Jane Guedes, os recursos oriundos do Ministério do Meio Ambiente serão utilizados na aquisição de equipamentos usados na dessalinização de poços profundos. Eles vão garantir o consumo de água salobra, dessalinizada, nos municípios do Ceará. No Sertão Central, 11 cidades serão contempladas pelo programa.

Essa é uma ação estruturante em parceria direta com os municípios. O objetivo é diminuir a carência das comunidades que não têm acesso à água de qualidade. O programa pretende desenvolver a gestão sustentável dos sistemas com o auxílio das comunidades na operação e nos cuidados dos equipamentos.

Na região Central os municípios contemplados serão Banabuiú, Boa Viagem, Canindé, Caridade, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Madalena, Milhã, Mombaça e Piquet Carneiro. Os outros municípios cearenses inclusos no "Água Doce" são Acopiara, Aiuaba, Alto Santo, Antonina do Norte, Apuiarés, Aracoiaba, Arneiroz, Barreira, Catarina, Chorozinho, General Sampaio, Independência, Irauçuba, Itapajé, Itapiúna, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribara, Miraíma, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Ocara, Palhano, Paramoti, Pentecoste, Quiterianópolis, Russas, Saboeiro, Salitre, Santa Quitéria, Tarrafas, Tauá, Tejuçuoca, Umari e Umirim.


* Secretaria de Recursos Hídricos / DN
 

SEU MERCADINHO EM ITAPAJÉ - GALPÃO DOS FEIRANTES - TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE, ESSE É O SEU NOVO MERCADINHO

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário