Páginas

sábado, 3 de janeiro de 2015

CRÔNICA POLICIAL: HÁ NOVE ANOS CRIME BRUTAL ABALAVA A COMUNIDADE ITAPAJEENSE



Há nove anos, no dia 10 de janeiro de 2006  a sociedade itapajeense era abalada por um crime brutal. O corpo da jovem Vasty Lima, de 19 anos era encontrado com sinais de tortura, espancamento e violência sexual. Vasty foi encontrada por volta das 10:00 horas da manhã de domingo dentro de um bueiro nas proximidades do cemitério municipal. A jovem estava despida e sua cabeça parcialmente esmagada a pedradas. A Polícia concluiu que o crime aconteceu na madrugada de sábado para domingo. Logo que o cadáver foi encontrado o então delegado da cidade Aurélio de Araújo Pereira, juntamente com o efetivo da Polícia Militar da cidade comandado pelo tenente Ribamar, começaram as diligencias para tentar capturar os assassinos. Conforme apurou a Policia, a garota estava em uma festa, quando foi tirada dali por um adolescente. Levada para a rua acabou sendo arrastada para o bueiro estuprada e em seguida morta a pedradas. Ainda na tarde de domingo um adulto de 19 anos e dois adolescentes, de 12 e 17 anos foram detidos pela Policia sob suspeita de envolvimento no sinistro.
Tão logo a noticia de que os acusados haviam sido presos se espalhou dezenas de pessoas foram para a frente da delegacia. Um tumulto se instalou. A população ameaçava invadir o prédio e linchar os suspeitos. Logo o delegado da cidade pediu reforço e o adulto encaminhado à cadeia pública. À noite porém. a população voltou a ameaçar linchar os acusados desta vez invadindo a cadeia. Tumulto, pedradas, ameaça de linchamento e uso de força policial para conter a multidão com a detonação de granadas de gás lacrimogêneo tiros para o alto e viaturas partindo em  alta velocidade. Assim foi a madrugada de domingo para segunda-feira em Itapajé. A ameaça de linchamento, no interior da cadeia pública da cidade, só não se concretizou porque foram enviados de Fortaleza policiais do Comando Tático Motorizado (Cotam) do Batalhão de Polícia de Choque (Bpchoque) e patrulhas da 3° Companhia do  BPM de Itapipoca.
A revolta do povo só foi arrefecida quando por volta de urna hora da manhã, finalmente, os três acusados deixaram a cidade sob forte escolta policial. No incidente um agente prisional ficou ferido por conta de uma pedrada na cabeça. Além disso, várias viaturas foram danificadas. Em depoimento o adulto preso negou participação no crime. A versão do acusado, porém  foi desmentida pela Policia. Segundo o delegado de Itapajé. Aurêlio Pereira  àquela altura o caso está elucidado.

* Com informações do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário