Páginas

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

IDER, DIMAS, JOSIFRAN E ATÉ CHICO CRUZ COTADOS PARA PRESIDIR A CÂMARA DE VEREADORES

Pouco menos de uma semana após a realização das eleições da mesa diretora da Câmara Municipal de Itapajé, ocasião em que compareceram apenas seis dos treze vereadores, os membros da única chapa inscrita já dão como inválido o resultado do pleito. Como não havia maioria dos componentes da Casa Legislativa a eleição foi nula.

Agora os edis confabulam entre si com o objetivo de formar chapas para a disputa, que deverá acontecer somente no início do mês de janeiro. As especulações são as mais variadas. Há quem acredite que o vereador Francisco Cruz, dissidente de última hora do grupo que pretendia eleger Haroldo Mota como presidente na votação do último dia 06, possa vir a encabeçar uma chapa que teria o apoio da maioria. Certamente uma surpresa para a população caso isso aconteça. Vereador de pouca expressividade no parlamento municipal, Chico Cruz não apresentou nesta legislatura – ou em outras, que eu me lembre - projetos de lei relevantes. Mas isso não é um empecilho para que venha a ser eleito chefe do Legislativo Municipal. Talvez o maior entrave para que o nobre vereador comande os trabalhos da Casa do Povo pelos próximos dois anos seja sua aversão aos pronunciamentos públicos. Mas em si tratando de política itapajeense tudo é possível. Chico tem a seu favor a força e prestígio político de seu irmão, o empresário Tony Cruz.

Outras possibilidades seriam, segundo especula-se, o lançamento de uma chapa encabeçada pelo vereador Dimas Cruz ou ainda por Josifran Alves, ambos de oposição ao governo municipal.

É claro que não se pode descartar a possibilidade de recondução ao posto de presidente do vereador Idervaldo Rocha. Muito embora ainda não tenha conseguido o apoio necessário de seis vereadores para se reeleger, Ider é sempre uma ameaça real àqueles que tentam emplacar uma chapa sem seu consentimento. Ademais, após a manobra que tirou a presidência da mão de Haroldo Mota, o nome de Ider voltou a ganhar força.

Há ainda as negociações a cerca da composição do restante das chapas. Vice-presidente e secretário são importantes cargos a serem barganhados. Mas é a função de tesoureiro a mais disputada, depois da de presidente, é claro. O tesoureiro fica com a chave do cofre na mão e as despesas da Casa devem ter seu consentimento.

Muito embora seja um poder independente, o Legislativo Municipal sofre intervenção direta do Executivo, sobretudo no que diz respeito a eleição de Mesa Diretora. Afinal de contas nenhum prefeito quer ver um adversário na presidência do Legislativo. Esta eleição, em particular é mais importante, pois começa a delinear os campos de força antagônicos que se enfrentarão nas eleições municipais de 2016. Mas de certo até agora absolutamente nada. Aguardemos o desenrolar das próximas jogadas deste eclético tabuleiro de xadrez!       
 
 
HOJE É DIA DE QUEIMAR MUITAS CALORIAS, COM A TURMA DE AERÓBICA. (EDUCADOR FÍSICO CLEBER VIEIRA )

Nenhum comentário:

Postar um comentário