A renovação da senha/fé
de vida dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social deve ser realizada
até o dia 31 de dezembro deste ano, de acordo com o Ministério da Previdência
Social. Dos 31,1 milhões de beneficiários do INSS, mais de 29 milhões já estão
em dia com o INSS. Por outro lado, 1,4 milhões de beneficiários ainda não
compareceram nas instituições financeiras. No Ceará, 67.794 assegurados já
reconfirmaram seus dados. O Ministério da Previdência Social ressalta que a
renovação da senha deve ser feita no banco onde o segurado recebe o benefício. A
substituição da senha é obrigatória para todos os beneficiários do INSS que
recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão
magnético. O INSS lembra que não é necessário procurar uma Agência da
Previdência Social. A renovação é realizada diretamente no banco onde o
segurado recebe o benefício, mediante a apresentação de um documento de identificação
com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de
habilitação entre outros). Algumas instituições financeiras que possuem
sistemas de biometria estão utilizando essa tecnologia para realizar a
comprovação de vida e renovação de senha nos terminais de autoatendimento. O
segurado que não renovar a senha no tempo previsto poderá ter seu benefício
suspenso. Os beneficiários que não puderem comparecer nas agências bancárias
por motivos de doença ou dificuldades de locomoção, podem realizar a renovação
de senha por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS. Os segurados
que residem no exterior também podem renovar a senha por meio de um procurador
cadastrado no INSS ou por meio de documento de prova de vida emitido por
consulado. Os bancos estão comunicando os beneficiários sobre a renovação da
senha por meio de mensagens informativas, disponibilizadas nos seus caixas
eletrônicos e sites na internet.
Confira as principais
dúvidas relacionadas à comprovação de vida e à renovação de senha:
1) O que significa a
renovação de senha? Ela oferece vantagens? Quais e por quê?
É um procedimento
obrigatório e tem por objetivo dar mais segurança ao cidadão e ao Estado
brasileiro, evitando pagamentos indevidos de benefícios e fraudes.
2) Como funciona a
renovação de senha?
O segurado deve ir à
agência do seu banco pagador, onde habitualmente recebe seu benefício, e
renovar sua senha bancária. Não há necessidade de ir até uma Agência da
Previdência Social.
3) Quais documentos são
necessários para a realização da renovação de senha?
Documento de
identificação com foto e de fé pública (ex: Carteira de identidade, Carteira de
trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros)
4) A renovação de senha
também pode ser feita por procuração?
Sim, desde que o
Procurador tenha sido previamente cadastrado junto ao INSS.
5) Se o aposentado não
puder ir até a Agência da Previdência Social para cadastrar um procurador por
motivo de doença ou por problemas de locomoção, como a renovação de senha será
feita?
Em caso de
impossibilidade do beneficiário, o procedimento poderá ser realizado por
procurador devidamente cadastrado no INSS ou representante legal.
Neste caso, o
procurador deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social, munido de
Procuração e apresentar o atestado médico que comprove a impossibilidade de
locomoção do beneficiário, além dos documentos de identificação do procurador.
6) O que é necessário para
se cadastrar como Procurador no INSS?
R. Para se cadastrar
junto ao INSS, o procurador deverá comparecer a uma Agência da Previdência
Social e apresentar procuração devidamente assinada ou registrada em Cartório
(se o beneficiário for não alfabetizado) e o atestado médico (emitido nos
últimos 30 dias) que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário ou
atestado de vida emitido por autoridade consular (no caso de ausência por
motivo de viagem/residência no exterior), além dos documentos de identificação
do beneficiário e do procurador.
7) A renovação de senha
pode ser feita por biometria?
O uso de biometria é
facultativo. Os bancos que possuírem essa tecnologia podem utilizá-la.
8) As datas previstas
para a renovação de senha são as mesmas para todo mundo? Os aposentados são
avisados? Como isso funciona?
O prazo para o
comparecimento das pessoas que ainda não realizaram a renovação de senha
terminará em 31 de dezembro de 2014. Os bancos são os responsáveis pela
convocação dos segurados.
9) O que acontece caso
o procedimento não seja feito?
O pagamento poderá ser
interrompido até que o segurado faça a renovação da senha no banco.
10) Caso perca o prazo,
o que o segurado deve fazer para regularizar a situação e voltar a receber o
benefício novamente?
A renovação de senha
deve ser feita pelos segurados que recebem o pagamento do benefício por meio de
conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Para regularizar a
situação, basta ir a uma agência bancária e solicitar a renovação da senha.
VENHA COMPRAR NA LOJA LUTIARA MÓVEIS E CONCORRE A UM CAMINHÃO DE PRÊMIOS NO NATAL ANTECIPADO DA LOJA, APROVEITE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário