Páginas

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

PASSAGEM DE METEORO POR ITAPAJÉ É CONFUNDIDA COM QUEDA DE AERONAVE

 Um clarão no céu provocado por um meteoro chamou atenção dos cearenses na noite desta segunda-feira (20). O fenômeno coincide com a chuva de meteoros que ocorre na constelação de Órion. O meteoro pôde ser visto no céu de várias cidades do Estado, inclusive em Itapajé. Alguns moradores de diversos municípios do Ceará confundiram a passagem do corpo celeste com a queda de uma pequena aeronave. Muitas pessoas relataram através de números de emergência a queda de um objeto voador. Apesar disso, não há nenhum registro de queda de aeronaves em nenhum ponto do estado. Em Itapajé pessoas chegaram a espalhar o boato de que um helicóptero, ou ainda uma pequena aeronave teria caído na zona rural do município. Sargento Lins, da Base Aérea de Recife, que controla o tráfego aéreo de grandes altitudes em todo o Nordeste, afirma que não há registro de nenhuma aeronave desaparecida na região na noite desta segunda-feira.

Para o astrônomo Pedro Antunes, é comum a passagem de meteoros ser confundida com avião em chamas ou com objeto voador não identificado (óvni). "As pessoas veem aquele clarão no céu, que não é muito comum, e ficam impressionadas, acabam imaginando coisas, mas estamos registrando muitos meteoros no céu do Ceará", diz.

"É possível sim um meteoro percorrer uma grande distância no céu. Enquanto ele sofre fricção com a atmosfera, ele entra em combustão e vai se destruindo. Um avião em chamas jamais iria percorrer um trecho tão longo antes de cair no solo", argumenta o astrônomo.

G1 CE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário