Páginas

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

ITAPAJÉ: OBRAS ENTRE OS KMS 119 E 121 DA BR-222 SERÃO CONCLUÍDAS EM SETEMBRO, INFORMA DNIT

Em correspondência eletrônica (e-mail) enviada ao superintendente adjunto do DNIT no estado do Ceará, José Abner de Oliveira Filho, o gerente da rádio Atitude FM, Rudi Cascaes, solicitou ao órgão providências no sentido de realizar a manutenção do desvio construído para escoar o tráfego da BR-222 durante as obras de restauração da rodovia federal no KM 121, no trecho denominado ‘corte’, no município de Itapajé. O grande volume de veículos, sobretudo de caminhões, tem causado grandes transtornos à população lindeira à estrada. A má condição de conservação do referido desvio ocasiona constantemente danos aos carros, além disso, a circulação dos veículos provoca grandes nuvens de poeira, causando prejuízos à saúde dos moradores do entorno. A vibração provocada pelo tráfego intenso está provocando ainda rachaduras nas casas mais próximas ao desvio. A população já fez repetidas manifestações, inclusive com a interdição do trecho, mas não houve ainda a sensibilização do DNIT para resolver esta questão. Rudi Cascaes sugeriu a aplicação da chamada 'lama' ou 'bôrra' de asfalto no solo. Há inclusive material deste tipo disponível no depósito da empresa Getel, uma das construtoras consorciadas que faz a restauração da rodovia, no município de Umirim.

Em resposta o DNIT informou o seguinte:

Informo que as ações para mitigação dos passivos causados pela utilização do desvio para alargamento do corte em Itapajé estão sendo adotadas. Ações como a utilização de caminhão pipa, a fim de diminuir a poeira causada pela passagem dos veículos e Motoniveladora, para melhorias nas condições de trafegabilidade. Seguem abaixo fotos feitas ontem, dia 28.08.2014, onde observa-se a conservação do desvio que acabara de ser feita.

Com relação a utilização de material a ser lançado sobre o desvio, este já fora lançado algumas vezes, porém uma vez que o desvio existente é em "terra", o fluxo veículos pesados e a rampa ascendente, o material em pouco tempo incorpora-se ao solo, não sanando a problemática da poeira em definitivo.

Já com relação as "rachaduras", ocorridas nas residências próximas, não tenho este conhecimento, tão logo vou pedir ao consórcio/supervisora para verificar esta informação e tomar as devidas providencias.

Informamos ainda que a previsão para a conclusão do segmento é para o final deste mês de setembro, o qual já se aproxima, finalizando portanto a utilização do desvio.
Esta semana que se inicia está previsto o início da terraplanagem em aproximadamente 300 m do total dos 700 m do segmento em obras e as detonações provavelmente serão finalizadas hoje.

Anexo seguem fotos atualizadas dos serviços da rampa e da conservação do desvio.

Atenciosamente,

Francisco Rafael Ribeiro da Silva
Analista em Infraestrutura de Transportes
Unidade Local de Fortaleza
DNIT

 (85) 3295-4082
 
 




Mardem Lopes
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário