Páginas

terça-feira, 22 de julho de 2014

PREFEITO DE ITAPAJÉ, TEJUÇUOCA, UMIRIM E SÃO LUIS DO CURU PARTICIPAM DE PALESTRA DO TCM EM PENTECOSTE

 A Caravana da Cidadania, promovida pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-CE), iniciou nesta terça-feira, dia 22, um roteiro de visitas a cidades cearenses com o objetivo de capacitar gestores e servidores municipais em relação ao controle dos gastos públicos e à regularidade da prestação de contas públicas. O município de Pentecoste foi escolhido para sediar a primeira formação promovida pela Corte, que deve contemplar, ainda, outras 20 cidades. “O intuito é orientar o gestor em questões práticas do dia a dia, para que ele possa apresentar contas ao Tribunal sem ter muita dificuldade”, explica o presidente do TCM, Francisco Aguiar.
A ação ocorrerá de forma regionalizada, com estrutura que dará oportunidade para os 184 municípios do Estado participarem.  Além de Pentecoste, a Caravana terá como sede os seguintes municípios: Tianguá, Santa Quitéria, Juazeiro do Norte, Acaraú, Morada Nova, Iguatu, Araripe, Tauá e Aquiraz. Em cada um a permanência será de três dias.
A Caravana contemplará, também, a comunidade estudantil, por meio do projeto “Educar para o controle social”. A ação promoverá visitas a escolas públicas, onde serão realizadas gincanas de conhecimento, palestras e distribuição de revistas em quadrinhos, entre outras atividades educativas.
Haverá, ainda, visitas a instituições de ensino superior, onde serão ministradas palestras sobre o tema “Transparência e controle social”.
O objetivo do projeto é fornecer ao cidadão instrumentos de transparência para que exerça, de forma mais efetiva, o controle social, por meio do conhecimento de assuntos ligados à utilização dos recursos públicos. “É importante despertar na sociedade e, principalmente, na classe estudantil, o desejo de participar da administração municipal, por meio de sugestões e críticas”, diz o presidente do TCM.
Para tanto, haverá articulação entre as Secretarias de Educação e de Cultura dos Municípios sedes, as instituições de ensino superior, e as escolas participantes, com o propósito de viabilizar a realização do Projeto de forma compartilhada. A próxima cidade a receber a caravana será Tianguá, nos dias 12, 13 e 14 de agosto, contemplando também outros 19 municípios da região.
O Prefeito de Itapajé, Ciro Braga, acompanhado de sua assessoria, esteve presente ao evento. Outros prefeitos, como Zé da Marieta (Umirim), Valmar Bernardo (Tejuçuoca) e Daniele Nunes (São Luis do Curu), acompanharam a reunião promovida pela TCM.

ji online

EM ITAPAJÉ FAÇA SUA COMPRAS NO NOVO MERCADINHO, É BOM DE MAIS!!! E O ATENDIMENTO É MELHOR AINDA, VENHA CONFERIR!




Nenhum comentário:

Postar um comentário