Páginas

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

OBRIGATÓRIO: MOTOTAXISTAS E MOTOBOYS TERÃO QUE FAZER CURSO DO DETRAN PARA EXERCEREM A PROFISSÃO


Começa a ser ofertado hoje, pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) ou autoescolas, o curso obrigatório para mototaxistas e motofretistas (motoboy). Conforme a lei aprovada pelo Congresso Nacional, em vigor desde fevereiro de 2013, os profissionais que exercem atividade remunerada usando a motocicleta têm que se renovar a cada cinco anos.
No Ceará, a estimativa é de cerca de 40 mil profissionais atuando no ramo. Segundo a assessoria de comunicação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), 4.200 pessoas, em todo o Estado, já se inscreveram no curso. Só da Capital, são 1.650 inscritos. A formação será custeada pelo governo do Estado, por meio do Detran-CE.

Para ter acesso ao benefício, o mototaxista têm de exercer a atividade remunerada há dois anos, estar associado ao sindicato da categoria ou estar credenciado pela Prefeitura de seu município. O curso tem duração de 30 horas/aula e as turmas devem ser formadas por até 30 profissionais. Cada um custará R$ 150,00 ao governo do Estado.

Controle

Quem faltar um dia pode repor a aula na turma seguinte. A presença terá controle por biometria (digital do dedo) e o conteúdo lecionado será sobre direção defensiva e primeiros socorros. Ao término da formação, o motoqueiro terá que alterar a carteira de habilitação, recebendo um documento diferenciado, registrando sua participação no curso. Dessa forma, será possível uma fiscalização mais precisa.

A carteira só precisará ser renovada depois de cinco anos. Já foram credenciadas sete autoescolas, após a documentação ser analisada pelo Detran-CE.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário