Páginas

sexta-feira, 17 de maio de 2013

ONDA DE ASSALTOS E FURTOS CONTINUA: ITAPAJEENSES A MERCE DOS CRIMINOSOS


Por volta das 17h30m desta sexta-feira (17), mais um estabelecimento comercial foi assaltado em Itapajé. Desta feita, o alvo foi uma loja situada no Bairro Padre Lima, de onde indivíduos levaram uma quantia em dinheiro.

Um pouco mais cedo, por volta das 11hs da manhã um bando de delinquentes promoveu um verdadeiro arrastão nas proximidades do colégio Monsenhor Catão Porfirio Sampaio (o Grupão). O grupo de assaltantes agiu no exato momento em que os alunos saiam do colégio e conseguiram roubar vários aparelhos celulares. Populares acionaram a policia e um menor, suspeito de participação no crime, foi apreendido pelos policiais do Ronda do Quarteirão.

Com uma população de quase 50 mil habitantes Itapajé enfrenta uma criminalidade fora do comum. São dezenas de casos de furto e roubo de celulares, objetos pessoais, dinheiro e motos no meio da rua. A ousadia dos marginais e tão grandes que eles não escolhem lugar nem hora, para fazer os assaltos. Dizem que os criminosos roubam uma loja hoje e deixam outras agendadas para os próximos dias. Comercio e lojas viraram alvos fáceis dos criminosos, que chegam armados de faca ou de revolver para intimidar, e nem mesmo em suas residências a população tem paz.

 Os populares estão apavorados com a situação que a cada dia fica pior. Itapajé esta vivenciando uma situação preocupante e o mais revoltante é que a policia até faz seu Trabalho, prende os criminosos e a justiça manda soltar a maioria deles.

Para evitar que o número de crimes registrados seja ainda maior a polícia militar dá apoio à equipe de policiais civis, que tem um delegado, três investigadores e dois escrivães.


Diante do exposto a população não fica, e nem deveria de fato ficar, silenciosa. As criticas mais ferrenhas são direcionadas para os policiais do Ronda do Quarteirão, que segundo os reclamantes, não estão presentes para inibir as ações dos vândalos, que chegam atrasados nas ocorrências, que não abordam os suspeitos......E a pergunta é: O que pode ser feito para satisfazer os anseios de uma população sedenta por segurança?
Recentemente o efetivo do POG ( Policiamento Ostensivo Geral) foi aumentado, e a equipe passou a ser composta por pelo menos dez homes, o reflexo disso! Pouco se viu. Por outro lado o efetivo do Ronda só diminui, e as razões são muitas: férias, licenças, transferências e outras. Atualmente a equipe de trabalho diário é composta por 16 homens, divididos em três turnos. Na maioria das vezes, apenas dois soldados por plantão cobrem toda uma área em uma viatura. O numero é, de longe, insuficiente para garantir que os oficiais realizem um trabalho satisfatório, por que os limita a agirem contra um bando de bandidos que esteja em maior numero por exemplo.
O que mais preocupa é o fato de não vermos, ou não ficarmos sabendo, de nenhuma movimentação que objetive a ampliação dos quadros de oficiais do Ronda do Quarteirão em Itapajé. Aumentar, simplesmente, o numero de policiais não é a única alternativa para diminuir  índice de criminalidade na cidade, isso até os leigos sabem, porém é um passo importante para garantir um pouco mais de tranquilidade a população.
Criticar a policia é fácil, chega aos seus ouvidos com mais rapidez, porém seria mais eficiente se uma corrente fosse formada e se voltasse para outro alvo. Os comandantes, aqueles que podem de fato resolver o problema. Aqueles que têm o poder de apontar soluções, se assim quiserem, é claro. Isto, porém é um trabalho mais árduo, mais lento e bem mais exaustivo.

ENQUANTO A POPULAÇÃO ESTA A MERCÊ DOS BANDIDOS, ENQUANTO O ÍNDICE DE CRIMINALIDADE AUMENTA ASSUSTADORAMENTE, OS GOVERNANTES  ESTÃO PREOCUPADOS EM DAR MAIS DIREITOS PARA OS CRIMINOSOS COM VÁRIOS ALXILIOS QUE ESTÃO SENDO OU QUE JÁ FORAM CRIADOS, COM AS LEIS BRANDAS DEMAIS QUE NÃO PERMITEM PUNIÇÕES SEVERAS A BANDIDOS MENORES DE IDADE. AI EU PERGUNTO ISSO NÃO INCENTIVA OS CRIMINOSOS, QUE PENSAM QUE VALE MAIS ESTAR PRESO E TER DIREITOS DO QUE ESTAR AQUI FORA E NÃO TER DIREITO ALGUM?

Clésio Marques 

Nenhum comentário:

Postar um comentário