Páginas

quinta-feira, 16 de maio de 2013

ITAPAJÉ: RESUMO DA SESSÃO DE QUARTA-FEIRA DIA 15 DE MAIO 2013




 Nesta quarta-feira dia 15 de maio aconteceu mais uma sessão na câmara municipal de Itapajé. O vereador Dimas Cruz fez o uso da palavra e apresentou denuncias do que segundo o vereador teria sido negligencia do hospital municipal em relação a morte de uma jovem na manhã de domingo dia 12 de maio. O vereador disse que se a jovem tivesse sido transferida de imediato para um centro especializado em Fortaleza não teria morrido em decorrência de problemas cardíacos. O vereador também apresentou denuncia em que uma criança teria sido lesionada durante um parto cesariano, motivado pela demora em o médico realizar a cirurgia. O que aconteceu somente depois de a gestante esta em situação de risco. A pressa em realizar a cirurgia acabou que durante o procedimento a criança foi lesionada no rosto pegando até dois pontos. O vereador levou fotos do ocorrido e lamentou esta situação.






O vereador Josifran Alves parabenizou a gestão pelo pagamento efetuado do programa garantia safra à parte que compete ao município.  O vereador disse que, pelo empenho que teve o ex-prefeito Padre Marques para que fosse construído o açude fazia jus o apelido de “Marcão” como o povo vem chamando e que as manifestações ocorridas durante a inauguração eram da população que esta insatisfeita com a gestão do atual prefeito. O parlamentar divulgou e lamentou uma informação extraoficial de que a médica Dra. Gorete deixará de atender pelo município e disse que o médico Dr. Ronaldo esta atendendo mal as pessoas. Reclamou ainda do lixo acumulado nas ruas da cidade dizendo que o serviço de limpeza pública esta deixando a desejar.


O vereador Nonato da Silva repercutiu a matéria do jornal Diário do Nordeste em que o TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) aponta que ouve desmonte da gestão passada. E acredita que o governador Cid Gomes tenha saído com uma má impressão  do povo de Itapajé por causa das manifestações ocorridas durante a inauguração do açude. Lamentou o comportamento de alguns julgando indevido. Parabenizou o prefeito Ciro Braga que não se intimidou e fez um discurso coerente reconhecendo inclusive a importância das pessoas que contribuíram para que a obra fosse efetivada. Encerrou o seu discurso informando que já esta em fase de conclusão o desmembramento da secretaria de esporte e que este assunto vem sendo discutido com a juventude. Pediu a gestão municipal para providenciar outro local para fazer um campo que deva substituir o Madeirão, pois onde ele fica hoje será construída a praça da juventude. O vereador também pediu para que fossem iluminados os campos dos bairros para que os desportistas tenham mais acesso as estas praças esportivas. Finalizou convidando a todos para as novenas de Santa Rita.



Já o vereador Bruno Francisco informou de suas constantes visitas ao hospital municipal para acompanhar o trabalho da equipe e se os pacientes internados estão sendo bem assistidos pelos plantonistas. Diante das denuncias o vereador convidou os vereadores de oposição para lhe acompanharem em uma destas visitas para que confiram em loco este atendimento e não fiquem fazendo denuncias sem conhecer de fato e a realidade do hospital. O vereador também cobrou da gestão o inicio do cursinho pré-vestibular que auxilia os jovens na aprovação nos vestibulares, possibilitando o ingresso dos mesmos no ensino superior. 



Aroldo Mota – reconheceu o pagamento em dias dos boletos do garantia safra feito pelo ex-prefeito Padre Marques, porém, lamentou que durante a gestão dele cerca de 908 pessoas deixaram de receber o benefício em Itapajé. O vereador parabenizou a atuação do médico Dr. Rodrigo a quem ele se refere como uma pessoa atenciosa e dedicada ao trabalho.  O parlamentar disse esta sendo procurado por muitos contratados que estão na eminência de serem demitidos para que intercedesse por estas pessoas para que não percam seus empregos. Motivado por isso o vereador solicitou o apoio de todos os vereadores para irem conversar com o promotor Dr. Plinio Augusto para pedir a ele que revisse o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) visando manter estas pessoas no trabalho até que seja realizado o concurso, afinal com a demissão imediata dos contratados varias escolas ficariam desprovidas de vigilantes o que facilitará a ação de bandidos nestes estabelecimentos. 



O presidente da câmara vereador Idervaldo Rodrigues Rocha também fez o uso da palavra e lamentou que o ex-prefeito padre Marques não reconheça o trabalho dos prefeitos anteriores a ele que deram sua contribuição para a construção do açude de Itapajé e disse inclusive recordar que no ano passado ele já dizia ao ex-gestor que o nome dele não constaria na placa de inauguração o que de fato aconteceu e está lá o nome do governador, do secretário de recursos hídricos e do prefeito Ciro Braga. O presidente destacou a humildade do atual secretário de administração Batista Braga que quando perdeu a eleição em 2008 mesmo sendo uma das maiores lideranças politicas de nossa cidade chegou a acompanhar várias inaugurações de longe sem subir no palanque. Dr. Ider disse que o ex-prefeito padre Marques deu um tiro no pé quando mobilizou vários militantes apoiadores seus para fazerem manifestações durante a inauguração do açude por que ele soube inclusive que o governador e outras autoridades chegaram a comentar o mau comportamento do padre Marques durante a inauguração. Dr. Ider desafiou o ex-prefeito a conseguir algum recurso para o município junto aos seus deputados para a nossa cidade e disse que ele deve se preocupar com a publicação pelo TCM de desmontes na administração. O presidente da câmara desafiou também os vereadores a contestarem o que esta sendo dito pelo TCM : “Será que tem algum vereador que vai ter a coragem de dizer que o TCM esta incorreto?” Por fim Dr. Ider parabenizou os vereadores de oposição pelos pleitos que os mesmos fizeram e foram atendidos depois de seus pronunciamentos. E até brincou que os vereadores de oposição estão com mais prestigio do que os de situação.

Na sessão foi aprovado o projeto de lei que cria o programa municipal de desenvolvimento da cadeia produtiva de aquicultura. O projeto foi aprovado por 8 votos a favor. O vereador Dimas Cruz se absteve de votar segundo o mesmo por desconhecer o teor do projeto. O vereador também se absteve de votar projeto de lei para aquisição de imóveis por parte da administração municipal. Mesmo assim o projeto foi aprovado por unanimidade pelos 8 vereadores que votaram. 

A vereadora Estelinha não participou da votação pois teve que se ausentar antes mesmo da sessão terminar por causa do falecimento de uma pessoa que ela conhecia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário